Usando Focus Peaking na Sony a6000

/, Equipamentos, Fotografia/Usando Focus Peaking na Sony a6000

Usando Focus Peaking na Sony a6000

Um dos significados de “peaking” é “atingir o ponto máximo”. Eu acredito que venha daí o nome para esse recurso super útil que há muito tempo já está presente nos vídeos (em câmeras, monitores externos, etc) mas apenas recentemente chegou ao mundo da fotografia digital. A Sony é uma das pioneiras a introduzi-lo em seus modelos de câmeras, presente em praticamente toda sua linha de DSLTs e mirrorless. Para este teste, usamos uma mirrorless Sony a6000.

Focus peaking é nada mais que um identificador gráfico visual que auxilia no foco manual. Quando a câmera identifica que as bordas dos objetos estão nítidas, ou seja, focadas, aparece no LCD (ou eVF) uma linha colorida no entorno/acima deles. Em geral, as cores dessas linhas podem ser customizadas (na Sony a6000 pode ser branca, vermelha ou amarela), de maneira que fica fácil adaptar para todas as situações de cena. (Imagina você tentar fotografar uma Ferrari usando esse recurso com a cor vermelha. Não iria funcionar bem, uma vez que iria confundir o que era o carro e o que o focus peaking).

No menu em português, o recurso foi traduzido para “Saliência”, o que não deixa de ter algum sentido, uma vez que o identificador visual ressalta as bordas. Além das cores, você pode configurar também o nível de intensidade do efeito. 

O vídeo abaixo mostra na prática a mudança de foco nas duas imagens acima e a “mágica acontecendo”. É legal ter essa noção visual de como ele se comporta.

Já este outro vídeo é bem mais denso (mas todo em inglês) e explica com ainda mais detalhes o uso do recurso.

Bem, por enquanto é isso. Espero que tenham gostado.

Até a próxima!

By |2018-12-19T23:03:58+00:00outubro 20th, 2015|Artigos e Tutoriais, Equipamentos, Fotografia|0 Comments

About the Author:

Graduado em fotografia pela Universidade FUMEC (2015), Bruno do Val é nascido em Santos (SP) mas escolheu Belo Horizonte como seu lar desde 2007. Iniciou na fotografia em 2010 e seus estilos preferidos são fotografia de natureza / paisagens e artístico autoral. (www.brunodoval.com.br)

Quem somos

O Objetivo principal do CineStudio é o compartilhamento de informação em fotografia e cinematografia. Vamos dividir aqui tudo o que conhecemos. Nossos acertos, tentativas e claro, os erros também.

Contatos

Bruno do Val
www.brunodoval.com.br
(31) 99405-0899

Júlio Sardinha
www.juliosardinha.com.br
(31) 98821-2970