Deficientes visuais produzem fotos incríveis

//Deficientes visuais produzem fotos incríveis

Deficientes visuais produzem fotos incríveis

A capacidade do ser humano em se adaptar às adversidades internas e externas sempre me fascina e é justamente ela que nos mostra o quanto somos capazes de tudo. Já vi muito fotógrafo reclamando de não conseguir tirar boas fotos só por ter lhe sido prescrito óculos. Agora, tenho algo muito interessante para lhes mostrar.

Navegando pelo Flickr, vi uma fotografia bem legal realizada com light painting (técnica de pintura com luz, geralmente produzida num local escuro, com obturador muito lento e utilizando-se uma fonte de luz pontual para iluminar os locais de interesse) e até aí tudo bem, há várias do tipo espalhadas pelas redes sociais. O diferencial foi quando li a descrição – tive um tremendo susto – e soube que foi produzida por um deficiente visual. Pronto… “gastei” 4 horas da minha madrugada e descobri que não foi somente um cego e sim um coletivo deles, o Seeing With Photography Collective (traduzindo ao pé da letra, Coletivo Vendo com Fotografia).

Delusions of Care  _DM73035

Para quem ainda não sabe, coletivo de fotografia é a reunião de vários fotógrafos que trabalham juntos sem destacar autoria individual pelas obras, ou seja, cada foto é de todos e todos ajudam a realizá-la; é um trabalho colaborativo assinado pelo coletivo. O perfil deles é o mais organizado que já vi no Flickr e suas imagens são de deixar qualquer um, no mínimo, emocionado e intrigado com o processo de produção.

Confira o vídeo de um dos processos de criação e a obra finalizada

_DSC8771 swpc clip 1

_DSC8773.jpg

Lembrando que o que foi visto acima, é só um exemplo. Recomendo a visualização de todo o perfil deles clicando aqui, do site do coletivo e também de um pequeno documentário (em inglês, confira logo abaixo) explicando melhor a proposta.

Ahhhh… ia me esquecendo, eles também têm um livro Shooting Blind: Photographs By The Visually Impaired que pode ajudar algum amigo ou parente seu com deficiência visual a se tornar um artista e externar seus sentimentos.

Confira o documentário Blind Sight

By |2017-01-05T15:14:15+00:00dezembro 3rd, 2015|Notícias|0 Comments

About the Author:

Tem paixão por resolver problemas em pré e pós-produção. Nunca entrega uma foto ou vídeo sem pelo menos gastar boas horas editando. Segundo Bruno do Val, já fotografava os tiranossauros rex mas, na verdade, começou aos doze de idade.

Quem somos

O Objetivo principal do CineStudio é o compartilhamento de informação em fotografia e cinematografia. Vamos dividir aqui tudo o que conhecemos. Nossos acertos, tentativas e claro, os erros também.

Contatos

Bruno do Val
www.brunodoval.com.br
(31) 99405-0899

Júlio Sardinha
www.juliosardinha.com.br
(31) 98821-2970