Fotógrafo documenta Fukushima 4 anos após o acidente nuclear

//Fotógrafo documenta Fukushima 4 anos após o acidente nuclear

Fotógrafo documenta Fukushima 4 anos após o acidente nuclear

Em 2011, o mundo se assustou ao saber de mais um acidente nuclear, dessa vez no Japão. A região de Fukushima foi atingida por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter e logo em seguida por um tsunami, ocasionando a explosão de três reatores da Usina Nuclear de Fukushima.  A catástrofe matou pelo menos 15 mil pessoas e mais de 150 mil precisaram evacuar a cidade em caráter de emergência sob um alto risco de contaminação nuclear. Quatro anos após o acidente, o fotógrafo polonês Arkadiusz Podniesiński – conhecido por registrar inúmeras vezes a cidade de Chernobil – conseguiu uma autorização para visitar as zonas vermelhas e documentou os rastros deixados por seus antigos habitantes e o que está sendo feito em relação a descontaminação do local. Ainda hoje, mais de 120 mil ainda não puderam voltar às suas casas e moram em alojamentos temporários construídos especialmente para eles.

Foto: Arkadiusz Podniesiński / Divulgação
Foto: Arkadiusz Podniesiński

O terremoto deixou muitas fissuras no solo de Fukushima

Por já ter visitado Chernobil inúmeras vezes, Podniesiński já imaginava um pouco do que encontraria. Contudo, o que viu surpreendeu até a ele mesmo. Em uma comparação rápida, o fotógrafo conta que depois de 30 anos do acidente nuclear, em Chernobil é muito difícil encontrar qualquer coisa intocada. Já em Fukushima tudo ainda representa a memória do acidente, pois devido a evacuação às pressas, ainda está exatamente como há 4 anos atrás. Em suas palavras, “Brinquedos, equipamentos eletrônicos, instrumentos musicais e até dinheiro foram deixados para trás. Somente uma tragédia em tão grande escala pode produzir cenas tão deprimentes”.

Confira mais algumas imagens:

Fotos: Arkadiusz Podniesiński / Divulgação
  • Ironicamente, a mensagem no cartaz diz: “Energia nuclear é a energia de um futuro brilhante”
  • Quadro negro com diversas anotações em uma escola abandonada
  • Instrumentos musicais deixados para trás
  • Pigmentos brancos começaram a aparecer na pele dos animais. Acredita-se que por conta do consumo de grama contaminada
  • Em um restaurante
  • KFC
  • Quarto de crianças
  • Supermercado

É isso ai galera, espero que tenham gostado do artigo tanto quanto eu curti pesquisar e escrevê-lo. Em seu site oficial, Podniesiński relata detalhadamente sua experiência, o qual vale sem dúvida a visita. Confiram!

Um abraço e até a próxima!

By |2018-12-19T23:03:58+00:00outubro 19th, 2015|Notícias|0 Comments

About the Author:

Graduado em fotografia pela Universidade FUMEC (2015), Bruno do Val é nascido em Santos (SP) mas escolheu Belo Horizonte como seu lar desde 2007. Iniciou na fotografia em 2010 e seus estilos preferidos são fotografia de natureza / paisagens e artístico autoral. (www.brunodoval.com.br)

Quem somos

O Objetivo principal do CineStudio é o compartilhamento de informação em fotografia e cinematografia. Vamos dividir aqui tudo o que conhecemos. Nossos acertos, tentativas e claro, os erros também.

Contatos

Bruno do Val
www.brunodoval.com.br
(31) 99405-0899

Júlio Sardinha
www.juliosardinha.com.br
(31) 98821-2970