Semana 071 – Agostinho Gomes da Silva

//Semana 071 – Agostinho Gomes da Silva

Semana 071 – Agostinho Gomes da Silva

Eu considero essa semana do StudioRAW uma edição muito especial! Digo isso porque acredito que tenha sido a primeira vez que vi na brincadeira uma foto com um “q” a mais em relação a se criar imagens com conceito. O clique foi pensado e teve uma clara intenção de denúncia social. As edições em preto e branco dominaram dessa vez, mas teve até versão inspirada no artista americano Pascal Campion. Vale a pena conferir!

Quem levou a taça para casa fui eu – Bruno do Val. Aliás, vou aproveitar o post para explicar aqui qual foi minha intenção na hora de editar essa imagem tão especial.  Quando vi a foto e automaticamente identifiquei a ideia do Agostinho (autor do clique) em mostrar a favela contrastando com os prédios dos bairros de classe média de Belo Horizonte, pensei em acentuar esse contraste. A primeira coisa foi fazer um corte onde tentei deixar uma balança mais equilibrada (embora nossa balança social não seja assim, esteticamente me pareceu melhor e mostraria mais enfaticamente que a imagem se tratava de uma divisão de mundos). Pensei a priori em trabalhar com cores, mas acabei optando pelo p&b e com essa escolha pude evidenciar ainda mais as diferenças entre os planos.

A semiótica (não sabe o que é isso? clique aqui) também se fez presente. A parte da frente escolhi deixá-la escura, mostrando o preto da favela e a parte de trás mais clara, evidenciando o branco de classe média. Os contrastes sociais. O céu e o inferno, o branco e o preto, o rico e o pobre. Imagens como esta falam sem abrir a boca, denunciam sem likes ou compartilhamentos. Essa foto é essencialmente um belo exemplo de fotografia contemporânea. Parabéns novamente, Agostinho!

Clique feito com uma Canon EOS Rebel T1i, lente EF 55-250 em 55mm. ISO 200 – f/9 – 1/250.

Confira todas as versões

Confira os vídeos

Por Bruno do Val

Por Marco Guinter

By |2017-01-05T15:14:16+00:00novembro 20th, 2015|StudioRAW|0 Comments

About the Author:

Graduado em fotografia pela Universidade FUMEC (2015), Bruno do Val é nascido em Santos (SP) mas escolheu Belo Horizonte como seu lar desde 2007. Iniciou na fotografia em 2010 e seus estilos preferidos são fotografia de natureza / paisagens e artístico autoral. (www.brunodoval.com.br)

Quem somos

O Objetivo principal do CineStudio é o compartilhamento de informação em fotografia e cinematografia. Vamos dividir aqui tudo o que conhecemos. Nossos acertos, tentativas e claro, os erros também.

Contatos

Bruno do Val
www.brunodoval.com.br
(31) 99405-0899

Júlio Sardinha
www.juliosardinha.com.br
(31) 98821-2970